sábado, 1 de setembro de 2012

A Reforma na Alemanha

A Reforma na Alemanha



A Reforma iniciou-se na Alemanha. A liderança coube ao frade Martinho Lutero, com suas pregações na Universidade de Wittenberg, na Saxônia, defendendo a doutrina da salvação pela fé. Em 1517, revoltado com a venda das indulgências, fixou as 95 teses, itens onde criticava o sistema clerical, a venda das indulgências e de cargos eclesiásticos.


Martinho Lutero aos 46 anos. Obra de Lucas Cranach, 1529.

A “Disputação do Doutor Martinho Lutero sobre o Poder e Eficácia das Indulgências”, conhecida como “95 Teses”, desafiou a Igreja, a autoridade do papa e a utilidade das indulgências.

As 95 teses impulsionaram o debate teológico resultamdo no nascimento das tradições luteranas, reformadas e anabaptistas no cristianismo. Este documento é considerado um marco da Reforma Protestante.




Texto e Contexto


95 Teses de Martinho Lutero


“21. Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas indulgências do papa o homem fica livre de todo o pecado e que está salvo.
33. Deve-se desconfiar daqueles que dizem que as indulgências do papa são um inestimável dom divino pelo qual o homem se reconcilia com Deus.”



A ação de Lutero foi em grande parte uma resposta à venda de indulgências por João Tetzel, um frade dominicano, delegado do Arcebispo de Mainz e do papa. O objectivo desta campanha de angariação de fundos foi o financiamento da Basílica de S. Pedro em Roma.


Em 1520, o papa Leão X, por meio de uma bula, intimou Lutero a se retratar. Lutero queimou a bula papal, sendo excomungado.


Em 1529, devido à expansão das idéias reformistas, Carlos V convocou uma assembléia, a Dieta de Spira, que decidiu tolerar a doutrina luterana das regiões convertidas. Contudo, o problema foi resolvido somente em 1555, com a Paz de Augsburgo, acordo segundo o qual cada príncipe tinha o direito de escolher a sua religião.

Em 1530, Lutéro escreveu a Confissão de Augsburgo, a doutrina luterana: fé como única fonte de salvação; supressão do clero regular, do celibato e das imagens (ícones); livre interpretação da Bíblia; submissão da Igreja ao Estado; manutenção de dois sacramentos: o batismo e a eucaristia.*
*(corpo e o sangue de Jesus Cristo estão presentes sob as espécies do pão e do vinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário