sábado, 1 de setembro de 2012

A Religião atual na sua globalização

A Religião atual na sua globalização

Introdução
A pluralidade religiosa é uma realidade que passa além a reflexão teológica da atualidade. O diálogo inter-religioso apresenta-se como uma necessidade do mundo contemporâneo. Esta nova conjuntura sócio religiosa desinstala o cristianismo de seu posicionamento auto-centrado que durante séculos ocupou papel de destaque no cenário do universo. Como compreender esta diversidade religiosa? Qual é o específico cristão neste universo plural? Há salvação em outras religiões ou o cristianismo é a única mediação? O objetivo dessa comunicação é responder a esses questionamentos demarcando a identidade cristã.
É do interior do inclusivismo aberto que se desenvolve uma reflexão buscando demarcar a identidade cristã numa perspectiva de abertura ao diálogo com outras tradições religiosas.
A relevância desse estudo está em situar a identidade cristã na pluralidade contemporânea. Nesse sentido, esta reflexão visa somente apresenta o novo paradigma da religião do mundo atual em caráter particular da semelhança da vida religiosa neste universo globalizado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário